Materiais Da Alvenaria
Home Materiais da Alvenaria, Tijolos, Blocos e Argamassa
São muitos os materiais da alvenaria e de que elas podem ser feitas. Os mais comuns e mais utilizados são os tijolos, blocos cerâmicos e blocos de concreto, que serão denominados a partir de agora de componentes da alvenaria. É sobre estes que falaremos a seguir.
Tijolos
Tijolo é um componente para alvenaria em formato de paralelepípedo, feito com argila e queimado em forno, apresentando coloração avermelhada. As fábricas onde os tijolos são produzidos são chamadas olarias.
O tijolo é caracterizado também por ser de dimensões pequenas e de peso reduzido, podendo ser seguro e elevado com apenas uma das mãos, como você pode ver no desenho ao lado. Já para o bloco, como será visto em seguida, são necessárias as duas mãos para levantá-lo.
Há dois tipos de tijolos: o maciço e o furado
O tijolo maciço (também chamado tijolo comum) é compacto, sem furos, apresentando normalmente um rebaixo em uma de suas faces, como é visto no desenho. A norma brasileira recomenda dois padrões de dimensões, como pode ser visto na tabela a seguir. Entretanto, as olarias normalmente fabricam e comercializam tijolos com dimensões variando em torno de 5 x 19 x 9 cm. A norma estabelece também resistências mínimas que os tijolos maciços devem ter, dividindo-os em três categorias, como mostra a tabela a seguir.
Dimensões de tijolos maciços recomendadas pela Norma Brasileira (em mm)
Comprimento (C)
Largura (L)
Altura (H)
190
90
57
190
90
90
Resistência mínima à compressão de tijolos maciços, recomendada pela Norma Brasileira
Categoria
Resistência à compressão (Mpa)
A
1,5
B
2,5
C
4,0
Visualmente não devem apresentar trincas, quebras, deformações e irregularidades na superfície, e devem ter cor uniforme.
O tijolo furado possui furos perpendiculares a uma de suas faces, como pode ser visto no desenho a seguir. São também de dimensões e pesos relativamente pequenos, podendo ser manuseados