Materiais compositos
Alunos: Carina Vidal, Janayna Lira, Juliana Katarina e Rômulo Francelino
Engenharia Civil – 5º semestre matutino
INTRODUÇÃO
Materiais compósitos são aqueles que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases, com propriedades físicas e químicas nitidamente distintas, em sua composição. Separadamente os constituintes do compósito mantém suas características, porém quando misturados eles formam um composto com propriedades impossíveis de se obter com apenas um deles. Alguns exemplos são metais e polímeros, metais e cerâmicas ou polímeros e cerâmicas. A aplicação de materiais compósitos vai desde simples artigos utilizados no nosso dia a dia até aplicações para indústrias de ponta. A aplicação desses materiais é uma realidade atual nas indústrias de ponta com destaque no segmento aeronáutico e aeroespacial. Diversos projetos já foram desenvolvidos considerando-se suas propriedades, tais como: F-18 e F-22 no segmento militar; e Airbus 380 e Boeing 787 no segmento civil. A título de curiosidades, já antigas civilizações utilizavam compósitos (palha+barro) na produção de tijolos.
1 – ASPECTOS GERAIS DOS MATERIAIS COMPOSTOS
1.1– Definição
Um material composto é formado pela união de dois materiais de naturezas diferentes, resultando em um material de desempenho superior àquela de seus componentes tomados separadamente. O material resultante é um arranjo de fibras, contínuas ou não, de um material resistente (reforço) que são impregnados em uma matriz de resistência mecânica inferior as fibras.
1.2– Componentes constituintes de um material composto
1.2.1 – Fibras
A(s) fibra(s) é o elemento constituinte que confere ao material composto suas características mecânicas: rigidez, resistência à ruptura, etc. As fibras podem ser curtas de alguns centímetros que são injetadas no momento da moldagem da peça, ou longas e que são cortadas após a fabricação da peça. Em geral deseja-se nesses materiais alta