Materiais Cerâmicos
A escolha da alvenaria com bloco cerâmico estrutural deve ser feita ainda na fase de desenvolvimento, pois influenciará nos projetos arquitetônico, estrutural e de instalações hidráulicas e elétricas, com a utilização desse método construtivo, é possível desenvolver um sistema racionalizado de construção, por meio de uma perfeita modulação das paredes de acordo com as medidas dos blocos.
Ao eliminar a estrutura de concreto armado, pode-se reduzir etapas da obra, pois não são usadas formas de madeira, o aço é utilizado em menor escala e a execução das instalações é realizada junto com a alvenaria. Com isso, as fases são reduzidas e a construção se torna mais rápida e barata”.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Ao escolher a alvenaria estrutural, estima-se uma economia de tempo em torno de 30 a 40%, sendo que o sistema custa em média 25% menos que as construções convencionais de concreto armado, além do consumo menor de materiais de construção e mão-de-obra, o sistema ainda proporciona maior resistência e conforto térmico das paredes.
A alvenaria com bloco cerâmico estrutural ainda apresenta como vantagens a possibilidade de utilizar materiais de menor espessura devido à precisão dimensional dos blocos e ainda gera menos entulho. Por ser um sistema modular, não são feitos cortes de blocos.
Porém, o sistema apresenta como desvantagem a limitação nos vãos das paredes e as restrições em caso de reformas. Como as paredes são estruturais, não podem ser eliminadas, se aconselha que no projeto arquitetônico sejam previstas algumas paredes como vedação, que poderão ser demolidas, as modificações das instalações hidráulicas e elétricas também são restritas, pois os blocos não podem ser ’rasgados’ para embutir novas tubulações.
MATERIAS UTILIZADOS
Os materiais cerâmicos de revestimento têm longa história. Há centenas de anos são conhecidos os azulejos utilizados no revestimento de paredes, sobretudo exteriores. Devido às suas características de