materiais cerâmicos
Clayton Reinaldo
Rodrigo de Oliveira
MATERIAIS CERÂMICOS
* Cerâmica palavra de origem grega e que significa matéria queimada, seu uso é tão antigo quanto à própria civilização, os primeiros registros históricos datados há cerca de cinco mil anos são sobre placas cerâmicas. * Foi amplamente usadas na construção de habitações a 3.000 a.C. Com a invenção do molde de tijolo pelos sumérios, permitiuse a fabricação de tijolos com seis faces planas, depois levadas ao Egito daí para a
Grécia e Roma, que a difundiria no
Ocidente. A utilização do tijolo moldado generalizou-se pela Europa a partir do século XIII.
* Com as grandes navegações e a Chegada a China o Ocidente conhece um novo produto cerâmico, a porcelana.
MATERIAIS CERÂMICOS
* A argila, o principal constituinte da cerâmica, apresenta um interesse particular pela abundância em que encontrado. As propriedades como plasticidade, retenção de forma e dureza após secagem.
Definição: As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas, pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens é da família dos minerais filossilicáticos hidratados, aluminosos de baixa cristalinidade sua dimensões no geral são partículas menores do que 1/256 mm ou 4 µm de diâmetro.
A argila divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físicoquímicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama.
MATERIAIS CERÂMICOS – TIPOS DE ARGILA
1. Argila natural: É uma argila que foi extraída e limpa, e que pode ser utilizada em seu estado natural, sem a necessidade de adicionar outras substâncias.
2. Argila