Materiais cerâmicos para construção civil
1 INTRODUÇÃO
O emprego de materiais cerâmicos em construções existe desde as primeiras civilizações. A história mostra a diversidade do uso desse material, que passou por diversas civilizações e foi trabalhado de inúmeras formas. A facilidade para a fabricação e a grande quantidade da matéria prima tornaram a cerâmica indispensável à humanidade desde o início dos tempos. Petrucci (1975, p.1) relata que:
[...] a própria Bíblia registra o uso de tijolos na construção da Torre de Babel. No livro do Gênesis, capítulo 11, versículos de 2 a 4, lê-se: ‘E disseram uns aos outros ‘Vamos, façamos tijolos e cozamo-las ao fogo’, serviram-se de tijolos em vez de pedra e de betume em lugar de argamassa. Depois disseram ‘Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torra cujo cimo atinja os céus’. (PETRUCCI 1975, p.1).
Na história da cerâmica há espaço, ainda, para destacar a porcelana chinesa que data do século VII e a louça branca da Inglaterra do século XVIII. De acordo com Bauer (1979), a partir daí houve grande desenvolvimento dessa indústria, baseada na tecnologia moderna e em estudos de laboratórios especializados na França, Grã-bretanha, Alemanha, e em Institutos de Pesquisas Cerâmicas da Pensilvânia, Alfredo e Ohio.
Mesmo com as variadas opções de materiais disponíveis no mercado, as características de resistência mecânica, conforto, estética, durabilidade e custo geralmente menor, fazem o material cerâmico importante e, ainda, muito utilizado na construção civil.
2 CONCEITO
Os materiais cerâmicos são aqueles compostos em grande parte de argila e muito utilizados na construção civil. São polifásicos, com elementos metálicos e não metálicos. As várias fases possibilitam combinações de átomos metálicos e não metálicos, formando muitos arranjos estruturais. Com isso é possível a obtenção de materiais cerâmicos para uma vasta aplicação na engenharia.
A grande diversidade de argilas possibilita