Materiais ceramicos
MATERIAIS CERÂMICOS
INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
ITPAC-PORTO
Porto Nacional-TO
2013
RHAYSA, LEONARDO, LÍVIA, HADIR, FERNANDA E FREDERICO
MATERIAIS CERÂMICOS
Pesquisa apresentada ao 4° Período de Engenharia Civil, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Materiais de Construção.
Profª: Ariadna Cristina Gomes Barbosa Bandeira
INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
ITPAC-PORTO
Porto Nacional – TO
2013
HISTÓRICO
A indústria da cerâmica é uma das mais antigas do mundo devido à abundância do barro e da facilidade de extração e fabricação.
Já no período neolítico o homem pré-histórico calafetava cestas de vime com barro. Mais tarde verificaram que podiam dispensar o vime, e fizeram potes só de barro, secos ao ar.
Posteriormente verificou que o calor endurecia este barro, surgindo à cerâmica.
A partir daí a cerâmica foi largamente usada para os mais diversos fins. Cada civilização e cada cultura desenvolveram formas e características próprias no uso do barro, de tal modo que o exame da cerâmica é um dos maiores auxiliares na pesquisa histórica. Mais tarde surgiram os vidrados e vitrificados. No ano de 4000 A.C. os assírios já obtinham cerâmica vidrada semelhantes a azulejos, usada no revestimento de paredes. Uma nova etapa começou quando os semitas desenvolveram o torno de oleiro, que permitiu maior rapidez, qualidade e acabamento às peças. O torno é uma mesa que gira rapidamente, permitindo a moldagem rápida de peças cilíndricas.
Os gregos e os romanos foram grandes cultivadores das peças cerâmicas, especialmente telhas. Durante alguns séculos a evolução estacionou datando no século VII as primeiras porcelanas fabricadas pelos chineses, enquanto o resto do mundo só usava a cerâmica vermelha e amarela.
Inglaterra a louça branca, seguida pela porcelana. A partir daí houve o grande desenvolvimento