Materia revista o mosaico
A história dessa arte marcial começa quando ela é introduzida como técnica de guerra em conflitos entre Coreia do Sul e Japão.
A palavra taekwondo significa “Tae" (Pés) "Kwon" (Mãos) "Do" (Caminho/Mente) daí tira-se o conceito “caminho dos pés e das mãos através da mente”, tais ensinamentos uma vez usados para combate, agora são passados a novos adeptos de forma pacífica, com fim esportivo, de defesa pessoal, e benefícios para corpo e mente.
Essa arte marcial coreana desenvolve a resistência física, coordenação motora, tônus muscular, força, potência, flexibilidade e controle da respiração. A respiração em especial é tão importante que médicos têm receitado a prática desse esporte no auxilio ao tratamento de asma e outras doenças respiratórias. Os benefícios não ficam restritos somente a parte corporal, a parte psicológica é muito desenvolvida, proporcionando ao praticante segurança e autocontrole, aumentando ainda a autoconfiança em desafios diários, O pensamento positivo e a disciplina.
O Taekwondo estreou como esporte olímpico em Seul (1988), apenas como esporte de exibição, em 2000 nos jogos OLIMPICOS de Sydney na Austrália tornou-se esporte olímpico oficial.
Como destaque olímpico o Brasil conta com a atleta Natália Falavigna medalhista de bronze nos jogos de Pequim em 2008.
A Coreia do Sul se consolidou como potência no esporte com 9 medalhas olímpicas na modalidade até a edição de Pequim dos jogos.
A equipe da Revista o Mosaico entrevistou o Mestre Marcelo Ferreira que lidera a conceituada equipe Kobra Naja, que se faz presente em todo o Vale do Paraíba. Com uma história de 15 anos dentro do Taekwondo o Mestre Marcelo nos passa um pouco de sua experiência e conhecimento sobre este esporte que vem crescendo de forma considerável no Brasil.
É importante começar falando as regras da luta, chutes somente são permitidos na altura do tronco e cabeça, é importante ressaltar que chutes na cabeça só são validos quando os dois