Materia contabilidade
PATRIMÔNIO
1. CONCEITO DE PATRIMÔNIO
É conceituado como conjunto de bens, direitos e obrigações, susceptíveis de avaliação em moeda, vinculados a uma empresa ou pessoa física, num determinado momento.
A Escola Patrimonialista define a Contabilidade como a ciência que estuda o PATRIMÔNIO, em seus aspectos estático e dinâmico.
Estático porque o patrimônio da empresa é apresentado em sua composição em um determinado momento, É uma “Fotografia” do Patrimônio num determinado momento
Dinâmico porque a contabilidade possibilita o estudo das mudanças ocorridas no patrimônio, no decorrer de um período.
Portanto
Podemos dizer que o Patrimônio é o objeto da contabilidade ou seja seu componente básico.
1. BENS
É tudo o que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades humanas.
• Tangíveis – que tem existência física, existem como coisa ou objeto. Exemplos : dinheiro, mercadoria em estoque, imobilizados (móveis e imóveis), bens de consumo, etc. •
• Intangíveis – não possuem existência física, porém representam uma aplicação de capital. Exemplos : marcas e patentes, ponto comercial, fundo de comércio, ações ou cotas de outras empresas, etc.
2. DIREITOS
São valores a serem recebidos de terceiros, por vendas a prazo ou valores de nossa propriedade que se encontram em posse de terceiros. Exemplos : duplicatas a receber, dinheiro depositado no banco, aplicações financeiras, etc.
3. OBRIGAÇÕES
São dívidas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza assumidas perante terceiros ou bens de terceiros que se encontram em nossa posse (uso). Exemplos : duplicatas a pagar, impostos a recolher, encargos a recolher, etc.
4. COMPOSIÇÃO PATRIMONIAL
O patrimônio é dividido em 3 partes :
1. O ATIVO O Ativo compreende os bens e direitos da entidade expressos em moeda.