Matemática
PLANO DE AULA valvalery AREA: Laboratório de Recursos Didáticos
TEMA: Operações com frações
DATA: 22 de abril de 2013.
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos.
SÉRIE: 5° ano do ensino fundamental
OBJETIVOS:
- Reconhecer a necessidade de utilização de outros números em situações em que os números naturais não são suficientes para exprimir o resultado de uma divisão.
- Utilizar diferentes registros (desenhos, esquemas, algoritmo) para representar resultados que não podem ser expressos por um número natural.
- Estabelecer relações entre divisão e frações.
- Reconhecer a equivalência entre escritas fracionárias.
DESENVOLVIMENTO PROVAVEL DA AULA 1) INTRODUÇÃO
Para pensar: * O que eu entendo por fração? * Será que fração é sempre um círculo com uma parte pintada e outra não? Será que fração é um retângulo dividido em partes? * Fração é número? É unidade de medida? É um monstro?
2) DESENVOLVIMENTO
Observe os desenhos abaixo:
As três figuras são o mesmo círculo, mas dividido em um número diferente de partes. * Dividindo em duas partes iguais, cada parte é um meio do círculo, ou metade do círculo. * Dividindo em quatro partes iguais, cada parte é um quarto do círculo, ou a quarta parte. * Dividindo em oito partes iguais, cada parte é um oitavo do círculo, ou a oitava parte.
O inteiro a ser considerado pode variar bastante. Usualmente se desenham círculos ou retângulos, mas poderíamos ter unidades como as apresentadas abaixo:
É importante perceber que as partes são todas iguais, pois posso dividir uma figura em duas partes e nenhuma delas representar um meio. Observe isso nas figuras abaixo:
As frações apresentadas até agora eram sempre um pedaço dos quais a unidade havia sido dividida. Mas essa UMA PARTE pode conter mais de um pedaço da divisão. Parece confuso na hora de ler ou escrever, mas os desenhos vão ilustrar melhor o que estou falando...
Entendeu?
Não preciso pegar um pedaço dos seis em que foi