Planejamento e tomada de decisão
2 Desenvolvimento
2.1 Planejamento e Tomada de Decisões
Planejar é a função administrativa que determina quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los, ou seja, define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, como, quando e onde deve ser feito. É por meio do planejamento que se estabelece a ordem dos fatos que constituirão o desempenho da empresa futuramente, assegurando-se do funcionamento correto da mesma. Trata-se, portanto, de um conjunto de decisões antecipadas que guiam a empresa até seus objetivos.
Para Matus (1993), planejamento é um “cálculo situacional sistemático que relaciona o presente com o futuro e o conhecimento com a ação”. Já Maximiano (2000, p.175) diz que “o processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro.” Fica claro que o planejamento é essencial para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, para que se possa obter sucesso futuramente evitando problemas que poderão intervir no seu processo produtivo.
Cada tipo de empresa necessita de uma forma diferente de planejamento, podendo ser ele flexível, capaz de adaptar-se à mudanças, ou inflexível, com uma maior rigidez.
O planejamento é dividido em quatro etapas, da seguinte forma: ➢ Estabelecimento dos objetivos que se pretende alcançar; ➢ Tomada de decisões a respeito das futuras ações; ➢ Elaboração de planos; ➢ Ação.
Como citado acima, a tomada de decisões é um fator importante para que seja possível o planejamento e o alcance das expectativas esperadas. Para tomar uma decisão é necessário analisar os dados gerados em cada parte do