Matemática
A preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante no homem da Antiguidade, e o homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram desenvolvendo-se em dimensão e complexibilidade (IUDÍCIBUS, 2000, p.30).
A Contabilidade está totalmente ligada aos cálculos matemáticos, na determinação de valores de impostos, no balanço comercial de empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica entre outras situações. Como dica de estratégia de ensino, podemos utilizar algumas noções de contabilidade nas aulas de Matemática, principalmente nas situações envolvendo porcentagem.
A Contabilidade e a Matemática são essenciais ao desenvolvimento profissional. Dessa forma, propõe-se estabelecer uma abordagem interdisciplinar, entre essas disciplinas, visando a uma aplicação prática da análise custo/volume/lucro no ensino de funções polinomiais do 1° grau.
Essas duas ciências evoluíram desde a antiguidade e sempre caminharam juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social. Esse desenvolvimento influenciou diretamente todas as atividades relacionadas à cultura, ciência e educação. Sendo essenciais ao desenvolvimento profissional e aos diversos cursos de graduação, necessita-se identificar como a Matemática pode utilizar-se da Contabilidade na gestão de custos e na compreensão do conceito básico matemático como função.
A Matemática e Contabilidade diferem-se quanto à classificação, pois para Ferrão (2003, p.32),
“a