Celulas
Qual a importância do uso de células tronco embrionárias?
-Clonagem humana
-Clonagem Animal
-A ética em relação ao estudo das CTE Introdução
Células - tronco além de possuírem características de auto-renovação, que é a capacidade de gerar copias idênticas a si mesmo, ela são definida como célula com capacidade de gerar tipos de tecidos celulares e reconstruir diversos tecidos. Elas podem ser classificadas como Totipotentes (que são aquelas com capacidade de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano) as Pluripotentes ou multipotenyes (são aquelas capazes de deferenciar-se em quase todos os tecidos humanos), Oligotentes (se diferenciam em poucos tecidos), Unipotentes (são as que diferenciam-se em um único tecido).
Podem ser obtidas por:
Clonagem Terapêutica que é a manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo das células já diferenciada, de um adulto ou de e um embrião, para um óvulo se núcleo.
A partir do corpo humano sendo fabricadas em alguns tecidos do corpo,como medula óssea,sistema nervoso,epitélio,mas ela possuem limitações quanto a diferenciação em tecidos do corpo humano.È o que chamamos de células - tronco adultas onde o seu papel primário num organismo vivo é manter e reparar tecidos os quais elas são encontradas.As CTA são mais utilizadas para fins medicinais ,pelo fato de serem retiradas do próprio paciente oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos.Em comparação com as CTE elas apresentam desvantagem,já que possuem pouca capacidade de transformação.
Por Embriões Descartados (inviáveis para implantação) e Congelados encontrados em clinicas de reprodução assistida. È o que chamamos de células - tronco embrionário. As células troncas embrionárias são derivadas de embriões, que se desenvolvem de óvulos fertilizados “in vitro” e doados para propósitos de pesquisa com o consentimento dos doadores, ou podem ser