Matemática
Assunto: Teoria da relatividade restrita
Objetivos:
• Discutir com os alunos as mudanças provocadas nas concepções clássicas a partir do momento que se admite que a velocidade da luz é igual para todos os sistemas inerciais.
Material necessário: Televisão, DVD ( A maquina do tempo), internet
Organização da classe: 1º na sala de Vídeo depois em grupo na sala de informática para pesquisa em grupo de 4 pessoas.
Descritores associados:
• Compreender que o tempo e o espaço são relativos devido à invariância da velocidade da luz.
Relatividade restrita A teoria da relatividade restrita foi construída por Einstein a partir de dois importantes postulados:
“As leis da Física são as mesmas em qualquer referencial inercial.”
“A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c para todos os sistemas referenciais inerciais.”
Um passageiro de um trem que olha para fora e vê pela janela o trem nos trilhes ao lado se movendo. Ele está consciente apenas do movimento relativo entre seu trem e o outro, e não pode dize qual deles está em movimento. Ele pode estar em repouso em relação ao solo e o outro trem se movendo, ou ele pode estar se movendo em relação ao solo e o outro trem em repouso ou ambos podem estar em movimento em relação a solo. O lado importante aqui é que se você estivesse em um trem sem janelas, não haveria maneira de determinar se trem estava se movendo com velocidade uniforme ou em pouso. Este é o primeiro dos postulados da teoria especial da relatividade de Einstein:
Uma das perguntas que Einstein fazia quando jovem a seu professor na escola era "como pareceria um feixe luminoso se você estivesse se deslocando lado a lado com ele?" De acordo com a física clássica, o feixe estaria em repouso com respeito a este observador. Quanto mais pensava isso mais Einstein se tornava convencido de que alguém não podia se deslocar junto com um feixe de luz. Ele chegou finalmente a conclusão de que, não importando quão