Matemática
Descreva algumas das características que distinguem a Matemática das outras ciências. A Matemática é uma ciência que difere das outras na forma como estabelece a verdade. A verdade científica, na Matemática, é estabelecida a partir de um conjunto mínimo de afirmações, chamadas axiomas, por meio de um conjunto de regras lógicas bem estabelecidas. É o que chamamos de método dedutivo. A matemática é validada pelo rigor do processo de prova. Matemática que "funciona", como se diz no jargão científico, isto é, um conjunto de resultados comprovados empiricamente, não tem seu reconhecimento enquanto não fundamentada com rigor.
2ª. Questão: Estabeleça um breve paralelo entre a Matemática praticada pelos povos que ocuparam a Mesopotâmia e o Egito daquela praticada pelos antigos gregos, salientando as diferenças.
Os Babilônicos (assim também eram chamados os povos mesopotâmicos) tinham uma maior habilidade e facilidade para efetuar cálculos. Eles tinham técnicas para equações quadráticas e bi-quadráticas, além de possuírem fórmulas para áreas de figuras retilíneas simples e fórmulas para o cálculo do volume de sólidos simples. Sua geometria tinha suporte algébrico. Também conheciam as relações entre os lados de um triângulo retângulo e trigonometria básica, conforme descrito na tábua “Plimpton 322”, na qual está registrada uma família de pares de números que geram triplas pitagóricas. Uma tripla pitagórica é formada por três números inteiros a, b e c, tais que: c² = a² + b².
Os Egípcios, tinham um sistema posicional de base 10, os babilônicos possuíam um sistema posicional sexagesimal bem desenvolvido, o qual trazia enormes facilidades para os cálculos, visto que os divisores naturais de 60 são 1,2,3,4,5,6,10,12,15,20,30,60, facilitando o cálculo com frações.
Pelo fato da Mesopotâmia estar situada no centro do mundo conhecido da época, o que propiciava grandes invasões e muito contato com outros povos, ela teve um papel muito grande no