Matemática
(vm) de um móvel é, por definição, a razão entre o deslocamento escalar (ΔS) e o intervalo de tempo (Δt) gasto para percorrê-lo. Assim, a expressão matemática da velocidade escalar média é:
Na equação acima temos:
Vm – velocidade escalar média.
ΔS – variação do espaço.
Δt – variação do tempo.
O intervalo de tempo (Δt) é a diferença entre o instante inicial to e o instante final t, correspondente ao início e ao fim do percurso, e é representado pela expressão:
∆t=t-t0
Vejamos que como (Δt) é uma grandeza positiva, vm terá sempre o mesmo sinal de (ΔS). No SI(Sistema Internacional de Unidades), a unidade de medida da velocidade média é m/s.
Aceleração escalar média
É a grandeza física que representa a variação da velocidade escalar por unidade de tempo. Representada por am podemos escrever matematicamente da seguinte maneira:
Onde ΔV é a diferença de velocidades, ΔV = V2 – V1, e Δt é a variação de tempo, Δt = t2 – t1.
A unidade de medida é obtida através das unidades das grandezas utilizadas na determinação da aceleração média, velocidade e tempo. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de velocidade é o metro por segundo (m/s) e o tempo é dado em segundos (s), assim a unidade de aceleração média no SI é m/s2.
Classificações dos movimentos
Quanto ao sentido de um movimento podemos dizer que ele é progressivo ou retrógrado.
Movimento progressivo
Movimento a favor da orientação da trajetória
Quando um determinado móvel se desloca em uma determinada trajetória, o movimento pode concordar ou não com a orientação dada a ela. Assim, se um móvel se desloca ao longo de uma trajetória no sentido crescente dos valores que estão associados às posições, sua velocidade será, então, positiva. Nesse caso, classificamos o movimento do móvel como um movimento progressivo, ou seja, é um movimento que, com o passar do tempo, progride.