matemática
Conceito:
Raios-X é uma emissão eletromagnética que tem comprimento de onda compreendido entre 1nm (nanômetro) até 5 pm (picômetro). Tem uma natureza semelhante a da luz visível, a diferença está no comprimento da onda: os Raios X têm ondas menores e mais energia, menores do que o aceitável pelo olho humano para ver. Esses raios foram descobertos em 1895 por Wilhelm Rontgen.
O aparato para produzir os Raios-X é a chamado “tubo de Coolidge. E como o próprio nome diz um tubo que tem um filamento de elétrons que viaja em altíssima velocidade de um polo a outro (sai do polo de carga positivo e vai para o negativo). Dentro dele a condição de vácuo é imprescindível para que haja o funcionamento correto do aparelho. Neste tubo é feito o melhor vácuo possível. O catodo é aquecido por uma corrente elétrica fornecida por um gerador P. Assim aquecido ele emite muito maior quantidade de elétron. Não possui o alvo B, pois o próprio anodo atua como alvo e emite os raios X. A diferença de potencial entre o catodo e o anodo, fornecidos pelo gerador G, nestes tubos pode ser desde 100.000 até 1.000.000 de volts
Esse tipo de radiação é produzida sempre que os elétrons em alta velocidade atingem um objeto; parte da energia do choque produz os raios ao atingir os átomos do alvo.
Assim como a luz visível, os raios X também podem sensibilizar o filme fotográfico. Seu grau de absorção por uma substância depende da densidade e do peso atômico dela. Quanto menor o peso atômico, mais transparente é a substância aos raios X. Os ossos, por terem elementos de maior peso atômico do que os órgãos e a carne absorvem mais a radiação e por isso deixam sombras mais escuras no filme fotográfico.
Veja no espectro eletromagnético abaixo a localização das ondas eletromagnéticas dos raios X:
Os raios X são um tipo de radiação de alta energia, com capacidade de penetrar em organismos vivos e atravessar tecidos de menor densidade. Ele é absorvido pelas partes