matemática
Na sociedade atual em que se valoriza cada vez mais a rapidez e a agilidade de informações, a Estatística se torna uma disciplina muito importante. Diferentes áreas do conhecimento, como a Educação, as Ciências Contábeis, a Administração de Empresas, a Informática, a Matemática, dentre outros, utilizam a Estatística para fazer inferência, tomar decisões e fazer previsões, a partir de dados numéricos.
2. ANÁLISE DE DADOS
Análise de dados é o processo pelo qual se dá ordem, estrutura e significado aos dados. Consiste na transformação dos dados coletados em conclusões e/ou lições, úteis e credíveis. A partir dos tópicos estabelecidos processam-se os dados, procurando tendências, diferenças e variações na informação obtida. A análise de dados possui diferentes facetas e abordagens, incorporando técnicas diversas. Tem grande importância em áreas como: ciências, estudos sociais e negócios, por conta da diversidade de modelos possíveis.
3. Noções de Estatística (População, amostra, variável (quantitativa e qualitativa)
Em geral, manipulamos um conjunto de dados com o objetivo de extrairmos informação sobre o comportamento de um processo ou produto. A Estatística utiliza a variabilidade presente nos dados para obter tal informação. A variabilidade está presente em todo lugar. Por exemplo, a posição de um carro estacionado em uma garagem não é a mesma ao longo dos dias. Neste caso, a posição do carro apresenta uma variação. Nossa estratégia consiste em avaliar as variações e obter informações através dela.
A aplicação de técnicas estatísticas envolve várias etapas:
Coleta de dados;
Exposição dos dados;
Modelos Estatísticos.
A Estatística durante séculos foi usada inconscientemente pelos povos como um caráter meramente descritivo e de registro de ocorrências. As primeiras atividades foram por volta de 2000 a.C. e foram usados no recenseamento das populações agrícolas chinesas. “No