Matemática
Não há dúvidas que a matemática está presente em nossas vidas desde uma simples contagem até o uso em complexos computadores. Existe unanimidade em relação à aprendizagem de conhecimentos básicos, como sendo necessária em diferentes atividades humanas, no entanto, para muitos ela tem sido considerada como uma ciência sem capacidade de renovação e com pouca utilidade no mundo dos negócios.
Na verdade, a aplicação da matemática no cotidiano ocorre como resultado do desenvolvimento, do aprofundamento de certo conceitos nela presente citaremos alguns como: razões e proporções grandezas e medidas, regras de três simples, coeficientes taxas e índices, porcentagens, juros, tabelas e gráficos, variáveis, trigonometria, entre outros. Observamos no mundo dos negócios, por exemplo, aplica-se com mais frequência cálculo de juros e a porcentagem, ou a trigonometria, sempre presente e de aplicação direta na engenharia e em outras áreas. Para entender a matemática e suas aplicações são necessários: dedicação, estudo, compreensão dos conceitos matemáticos a cada conteúdo estudado, você se apropriara de “ferramentas” que lhe permitirão resolver situações problemas da vida diária e de sua profissão.
Falar de matemática para um viver mais autônomo implica percebê-la como ferramenta para coordenar ideias, para dar consistência e argumentos, para alimentar dúvidas. Pois os números não falam por si, necessitamos da matemática como instrumento intelectual para interrogarmos a realidade.
RESUMO:
O conceito de função hoje parece simples, é o resultado de uma lenta e longa evolução histórica iniciada na antiguidade quando, por exemplo, os matemáticos babilônios utilizaram tabelas de quadrados, raízes quadradas, e cúbicas ou pitagóricos. Tentou relacionar a altura do som emitido por cordas submetidas à mesma tensão com seu comprimento, nesta época o conceito de função não estava claramente definido: as relações entre variáveis surgiram de