maquinas
Cap. I - Parte MCC
I - Considerações iniciais No estudo das máquinas elétricas, são utilizados vários termos técnicos, pertencentes ao jargão, utilizado por técnicos, engenheiros e pessoas ligadas à área. Outro aspecto a ser considerado refere-se as leis e fenômenos eletromagnéticos que determinam o funcionamento das máquinas elétricas. Neste capítulo serão definidos alguns termos técnicos utilizados neste curso, bem como discutidas as leis fundamentais do eletromagnetismo.
II - Nomenclaturas utilizadas
Máquina elétrica: São conversores rotativos de energia, que transformam energia mecânica em energia elétrica ou energia elétrica em energia mecânica. No primeiro caso, o conversor é denominado de gerador; e para a outra condição chama-se motor. Toda a máquina elétrica possui o princípio da reversibilidade, ou seja podem operar tanto como motor, ou gerador.
Dados de placa: São um conjunto de valores que definem certas características nominais das máquinas elétricas e que são colocadas nas placas. Este conjunto de valores devem informar de forma rápida e clara ao instalador certas características essenciais do equipamento como: Tensão de operação, potência, temperatura, conexão etc.
Valores nominais: São um conjunto de valores de uma máquina que determinam o seu funcionamento, dentro dos limites estabelecidos por normas. Estes valores servem de base aos ensaios e às garantias dos fabricantes, que constam em catálogos.
Dados de catálogo: São valores nominais, tabelas, curvas resultados de ensaios, além de informações referentes à manutenção e instalação de um equipamento, fornecidos e recomendados pelos fabricantes.
Armadura: O termo armadura é sinônimo de circuito induzido. Nas máquinas de corrente contínua a armadura é a parte girante da máquina.
Excitação: O termo excitação refere-se ao campo magnético necessário ao funcionamento da máquina. Muitas vezes pode-se