matemática
TEMA: INVESTIGANDO OS NÚMEROS PARES E IMPARES.
Prof: Israel Carvalho Novaes
Disciplina: Matemática
Duração: 06 aulas
Público Alvo: 6º Ano
OBJETIVO GERAL:
Na minha opinião estas tarefas são propícias e bastante interessantes para trabalhar no 6º ano no tema dos números e operações no sub-tópico dos números naturais, na medida em que é necessária uma noção do que é um número natural, subdividindo depois em números pares e ímpares, sendo estes conceitos igualmente importantes para a resolução de futuras tarefas. Com estas atividades é trabalhada a classificação e ordenação segundo um determinado critério, realiza-se contagens progressivas permitindo assim uma compreensão das várias utilizações do número e identificação de números em contextos do dia-a-dia. Outros aspectos desenvolvidos nestas atividades são as operações de adição subtração, que vão permitir chegar a algumas conclusões, que no fundo são quase regras, sobre os números.
DESENVOLVIMENTO: Investigue o que o aluno sabe sobre as quatro operações básicas. Altere o material a ser usado para mobilizar o raciocínio, propondo a mesma atividade com uso de números pares e impares.
Propor que os alunos, em duplas, analisem os problemas e decidam em qual dos casos é possível continuar a somar e subtrair e registrar o resultado dessas operações. Lembre-se de que podem recorrer a registros não convencionais. Percorrer os grupos para observar as questões levantadas, bem como os registros realizados. Em seguida, organizar uma discussão coletiva sobre de que modo cada grupo decidir em qual das operações era possível verificar a conclusão da união dos números pares com os impares.
Atividade 1: investigando pares e ímpares
1) Escolhe dois números ímpares e adiciona-os. Que observas? Tenta com mais alguns números.
3 + 4 = 7, 9 + 23 = 32, 7 + 9 = 16, 23+ 53 = 76
Quando se adiciona 2 números ímpares, o resultado dá sempre número par.