MATEMÁTICA BÁSICA
1.1.Introdução
É um modo de expressar uma quantidade a partir de um valor que é dividido por um determinado número de partes iguais entre si. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", "quebrado" (do verbo frangere: "quebrar").
1.2.Subtração
A diferença ou subtração de frações, assim como a adição, também requer que todas as frações contenham um denominador comum. Quando as frações possuírem um mesmo denominador, temos apenas que subtrair um numerador do outro, mantendo-se este denominador comum.
Denominadores diferentes, devemos criar um novo denominador através do cálculo do mínimo múltiplo comum – MMC dos denominadores fornecidos.
MMC= 12
1.3.Adição
A soma ou adição de frações requer que todas as frações envolvidas possuam o mesmo denominador. Se inicialmente todas as frações já possuírem um denominador comum, basta que realizemos a soma de todos os numeradores e mantenhamos este denominador comum.
Exemplo 1: Caso o denominador seja diferente efetua-se o calculo do MMC, criando assim um novo denominador para as frações.
Exemplo 2:
Exemplo 3
1.4.Multiplicação
A multiplicação não requer que tenhamos um denominador comum. Para realizarmos o produto de frações, basta que multipliquemos os seus numerados entre si, fazendo-se o mesmo em relação aos seus denominadores.
1.5.Divisão
A divisão de frações resume-se a inversão das frações divisoras, trocando-se o seu numerador pelo seu denominador e realizando-se então a multiplicação das novas frações.
EX 01=
EX 02= EX 03=
2.Radiciação
2.1.Definição
A radiciação é uma operação matemática, sendo a raiz apenas uma forma de se representar a potenciação com expoente fracionário.
2.2.ADIÇÃO
Podemos somar ou subtrair apenas radicais semelhantes. Isto é, radicais que possuam o mesmo radicando