Matematica
X ~b (16; 0,75), ou seja, a variável aleatória X tem distribuição binomial com parâmetros n = 16 e p = 0,75.
Assim, a probabilidade de que pelo menos 12 tenham feito cursinho é dada por:
P(X 12) = P(X=12) + P(X=13) + P(X=14) + P(X=15) + P(X=16) = 0,2252+0,2079+0,1336+ +0,0535+0,0100= 0,6302
7) (Use o Computador) Supõe-se que nossos salários aumentam na medida em que adquirimos experiência e nos tornamos mais eficientes. Os salários aumentam também em razão da inflação. Examinando uma amostra de empregados em dado momento, podemos atentar para parte da conjuntura. Qual a relação entre o tempo de serviço (TS) e os salários? O arquivo salário.xls apresenta dados sobre TS em meses e os salários, para 59 mulheres que trabalham em bancos do estado da Indiana. Os salários correspondem a renda anual total dividida pelo numero de semanas trabalhadas. Multiplicamos os salários por uma constante por uma questão de sigilo.
a) Faca um gráfico dos salários versus TS e calcule o coeficiente de correlação. Comente o resultado. Resposta: TS em meses e os salários, para 59 mulheres que trabalham em bancos do estado da Indiana.
R= 0,35312
Valores de r variam de –1,0 a +1,0. Um r próximo a +1 corresponde a um diagrama de dispersão em que os pontos caem em torno de linha reta com inclinação positiva, e um r próximo a –1 corresponde a um diagrama em que os pontos caem em torno de uma linha reta com inclinação negativa. Um r próximo a 0 corresponde a um conjunto de pontos que não mostra tendência, nem crescente, nem decrescente.
No entanto o coeficiente de correlação do tempo de serviço e salários do empregados, é uma correlação positiva, ou seja, a correlação é diretamente proporcional entre as variáveis.
B) Ajuste a reta de regressão pelo método de mínimos quadrados. Como você interpretaria o coeficiente . Resposta: A