Matematica
Passo 2 – Pesquise no site http://oglobo.globo.com/economia/indicadores/ qual a taxa de juros mensal da poupança, indicando o dia da pesquisa .
Taxa de 0,5796 pesquisada no dia 10/04
Passo 3 – Calcule o valor do juros recebido mensalmente, gerados por uma aplicação de R$ 1300,00, sob regime de capitalização simples.
J= P.i.n
J= 1.300.0,005796.30
J= 226,044
Passo 5 – Calcule o valor do juros e também do montante acumulado depois de 2 anos e meio.
M= 1300(1+0,005796.30)
M= 15.26,04
Passo 6-Visite e tome como base os sites http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/funcao-1-grau.htm, http://www.brasilescola.com/matematica/funcao-de-primeiro-grau.htm para escrever a parte teórica do capítulo “Função do primeiro grau” da apostila em construção, apresente a fórmula do montante em função do tempo usada no passo anterior como exemplo do capítulo, destacando o coeficiente angular e o coeficiente linear da função, e plote seu gráfico.
Função do primeiro grau
Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y. Definimos essa dependência como função, nesse caso, y está em função de x. O conjunto de valores conferidos a x deve ser chamado de domínio da função e os valores de y são a imagem da função.
Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0.
Esse tipo de função deve ser dos Reais para os Reais.
A representação gráfica de uma função do 1º grau é uma reta. Analisando a lei de formação y = ax + b, notamos a dependência entre x e y, e identificamos dois números: a e b. Eles são os coeficientes da função, o valor de a indica se a função é crescente ou decrescente e o valor de b indica o ponto de intersecção da função com o eixo y no plano cartesiano. Observe:
Função crescente