Matematica
A matemática é a ciência que estuda o raciocínio lógico e abstrato. Através da matemática podem-se estabelecer determinados padrões, formulas conjecturas e novos resultados. Uma definição é a investigação de estruturas abstratas, usando a logica formal como estrutura comum. Em diversas áreas do conhecimento essa é uma ferramenta essencial, tais como engenharia, medicina, física, química, entre outros. A matemática começa com números naturais, depois os inteiros, posteriormente com o desenvolvimento dos números foram considerados como um subconjunto dos números racionais. Que esses estão contidos nos números reais. Assim, a palavra aritmética é o ramo que lida com os números e as operações possíveis entre eles (soma, subtração, multiplicação, divisão). O trabalho matemático consiste em examinar padrões abstratos, tanto reais como imaginários, visuais ou mentais. A matemática procura regularidades nos números, no espaço, na ciência e na imaginação e assim pode-se formular teorias que tentam explicar as relações observadas.
POTENCIAÇÃO
Assim como podemos resolver de forma mais simples uma adição de números iguais através da multiplicação. Podemos resolver de uma forma mais simples uma multiplicação de fatores iguais através da potenciação.
A potenciação é a operação de elevar um número ou expressão a uma dada potência. Por exemplo, 2x2x2x2 = 16, ou na forma de potência 24 = 16. Sendo 2 a base (valor do fator) o 4 sendo o expoente (quantidade de vezes que o fator se repete) e 16 é a potência (resultado do produto).
Propriedades da potenciação
Para uma multiplicação de potencias de mesma base conserva-se a base e soma os expoentes. Por exemplo:
37 x 32 = 37+2 = 39
63 x 67 x 611 = 63+7+11 = 621
Para a divisão de potencias de mesma base é necessário conservar a base e subtrair os expoentes. Por exemplo:
85 : 83 = 85-3 = 82
917 : 913 = 917-13 = 94
RADICIAÇÃO
A radiciação nada mais é que a operação