matematica
Todas essas figuras são polígonos, mas não são iguais, diferenciam-se pela quantidade de lados de cada um.
Essas formas poligonais acima se diferenciam pela quantidade de lados, isto é, pela quantidade de segmentos de reta que as formam. A figura vermelha é formada por três segmentos de reta, logo, possui três lados. Para formar o nome de cada figura, precisamos comentar um pouco sobre a língua grega, pois utilizamos prefixos originários dela. Esses prefixos gregos fazem referência exatamente a números, são eles:
Já que estamos falando sobre prefixos gregos, vale a pena lembrar que o nome polígonos também possui origem grega, significando poly (muitos) gon (ângulos). Mas por que ângulos, se estamos falando de lados? Um ângulo é formado pelo encontro de duas retas ou também de dois segmentos de retas, logo, se aumentamos a quantidade de segmentos de retas da figura, estamos aumentando a quantidade de ângulos. Olhe novamente a imagem acima, observe que a figura vermelha tem três lados e três ângulos; a figura azul tem quatro lados e quatro ângulos e assim sucessivamente. Podemos concluir que, para cada polígono, a quantidade de ângulos e de lados é a mesma!
Então, para realizarmos a classificação de polígonos, utilizamos o prefixo grego que corresponde a sua quantidade de lados, unindo-o ao sufixo gono ou látero (lados). Apenas para algumas figuras haverá uma pequena diferença na escrita, isso ocorre apenas para que a pronúncia do nome seja mais agradável. Logo a seguir esses nomes estarão sublinhados.
Portanto, em relação ao número de lados, os polígonos podem receber os seguintes nomes:
3 lados → triângulo ou trilátero
4 lados → quadrângulo