Empreendedor
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado para designar o fundador de uma empresa ou entidade, criando o que ainda não existia.
O conceito "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. Uma das definições mais aceitas é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Empreendedorismo é o principal fator do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
Hoje, fala-se do “Capital Intelectual” que nada mais é do que: conhecimento, experiência, especialização. Ferramentas ou estratégias utilizadas para se ter sucesso e ser competitivo. A mão-de-obra passa a ser cabeça-de-obra. É o conhecimento e a capacidade gerando novas idéias. O foco está nas pessoas.
Nas qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas, destacam-se:
Criatividade
Iniciativa
Visão
Coragem
Firmeza
Decisão
Atitude de respeito humano
Capacidade de organização e direção.
Há vários tipos de empreendedores. Descrevem-se aqui os oito estilos de decisão, relatados por Cohen:
Intuitivo: tenta projetar o futuro, com perspectiva ao médio e