matematica
O processo de ensino-aprendizagem sobre a matemática neste estudo tem diversas análises envolvidas: aluno, professor e saber matemático.
Explicar as principais caraterísticas, dos seus métodos, aplicações e abertura em sua diversidade.
Conhecer seus alunos, absorver seus conteúdos já aprendidos neste âmbito fundamental, conhecer suas condições sociológicas psicológicas e culturais .
Em prática na sala de aula suas escolhas pedagógicas, orientação de conteúdo, definição de formas avaliativas tem que ter clareza, pois elas estão interligadas e precisam estar o mais transparente possível.
O aluno e o saber matemático
Com o dia-a-dia, o aluno de forma geral desenvolve uma inteligência muito prática para buscar informações, resolver problemas e tomar decisões, quando estas aptidões são bem trabalhadas pela escola, o estudo e desenvolvimento tem um ótimo resultado.
Porém tem se percebido que o ensino da matemática está sem sucesso, pois ela está sendo ensinada pelo caminho da acumulação de informação, nem com a exploração dos recursos didáticos tem ajudado para um bom entendimento.
Mas nós professores não devemos duvidar jamais da propensão dos alunos, visto que eles conseguem resolver problemas e estabelecem relações entre o já conhecido e o novo.
A matemática e suas atividades tem extrema importância na relação dos alunos com as outras matérias, seu dia-a-dia etc.
Relacionando os conceitos da matemática em sua rotina o aluno perceberá que a matemática esta presente em todas as coisas, não só em forma de números, mas em diversas formas.
O professor e o saber matemático
O ensinamento da matemática deve ser claro, mostrando ao aluno que ela não é uma ciência inalterável, e sem uma ciência variável.
O conteúdo precisa ser transformado e passado ao aluno para melhor entendimento e absorção do conteúdo