matematica
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE SÃO LUIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTATÍSTICA
São Luís
2014
1- INTRODUÇÃO
O termo Estatística provem da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamento de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. Atualmente a Estatística teve acelerado desenvolvimento a partir do século XVII, com os estudos de Bernoulli, Pascal, Laplace, Gauss, Galton, Pearson, Fisher, Poisson e outros que estabeleceram suas características atuais. Ela não alcançou ainda um estado definitivo. Continua a progredir na razão direta do desejo de investigação.
A Estatística é considerada por alguns autores como ciência no sentido do estudo de uma população. É como método quando utilizada como instrumento por outra ciência. A estatística mantém com a Matemática uma relação de dependência, solicitando- lhe auxilio, sem o qual não poderia desenvolver-se. Comas outras ciências mantém a relação de complemento, quando utilizada como instrumento de pesquisa. Em especial esta última é a relação que a estatística com a Administração, Economia, Ciências contábeis servindo como instrumento auxiliar na tomada de decisões. Estatística é um conjunto de técnicas de análise de dados cientificamente formuladas, aplicáveis a quase todas as áreas do conhecimento que nos auxiliam no processo de tomada de decisão é a ciência que estuda os processos de coleta, organização, análise e interpretação de dados relevante só referentes a uma área particular de investigação.
1- RESUMO IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO
Estatística desde seus primórdios sempre esteve presente na vida do homem. Na idade média, quando a preocupação com doenças e com o poder das nações fez com que armazenassem informações sobre os eventos ocorridos, quando contagem populacional era necessária para obter informação sobre os nativos. Na atualidade, quando deparamo-nos com dados estatísticos todos os dias, de forma direta ou