matematica
Em um memorável texto Karl Marx mostrou que a propalada idéia de autonomia, vontade e liberdade humana não passa de um véu ideológico para encobrir exatamente o contrário, ou seja, a situação de miséria e de estropiação do proletariado até os dias atuais. Para Marx a realidade não é o que se pensa no senso comum sobre a realidade sócio-econômica em que estamos inseridos. É o que depreendemos desse texto de 1846:
Que é a sociedade, qualquer que seja a sua forma? O produto da ação recíproca dos homens. Podem os homens eleger livremente esta ou aquela forma social? Nada disso. A um determinado nível do desenvolvimento das forças produtivas dos homens corresponde uma determinada forma de comércio e de consumo. A determinadas fases de desenvolvimento da produção, do comércio, do consumo correspondem determinadas formas de organização social, uma determinada organização da família, das camadas sociais ou das classes. (Marx, in: Ianni 1982, p. 85).
1. Do texto de Marx é possível estabelecer a Compreensão que toda força produtiva é uma força adquirida, o produto de uma atividade anterior?
2. Seria possível dizer que os homens são os livres árbitros de suas forças produtivas que estão na base de toda sua história?
3. Analisar como as questões relativas à cultura podem desencadear mudanças culturais nas organizações de trabalho devido ao impacto que geram nos resultados, principalmente em fase de mudanças como o momento em que vivemos atualmente.
Se desejar aprofundar sua compreensão sobre as questões propostas na pergunta 3, pesquise mais em: http://www.algosobre.com.br/historia/materialismo-historico-o-karl-marx.html
(respostas de até 15 linhas cada).
1- Para Marx, a base material é sim formada por forças produtivas que são todos os equipamentos que permite que comece uma produção diante do uso desses instrumentos. A produção de um material começa desde