Matematica
14.2.2. As escadas e plataformas dos fornos devem ser feitas de modo a garantir aos trabalhadores a execução segura de suas tarefas.
14.3. Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para:
a) não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador;
b) evitar retrocesso da chama.
14.3.1. Os fornos devem ser dotados de chaminé, suficientemente dimensionada para a livre saída dos gases queimados, de acordo com normas técnicas oficiais
Devido a está norma regulamentadora, nós não encontramos uma indústria siderúrgica em qualquer lugar, e sim, em lugares não muitos populosos, com uma concentração de floresta e longe de áreas de grande concentração de pessoas, como grandes cidades.
E um exemplo disso é A Região Metropolitana do Vale do Aço, conhecida também por Região Siderúrgica localiza-se no leste do estado de Minas Gerais, Sudeste brasileiro. Possui o 11º maior PIB do Brasil.
A região tornou-se conhecida internacionalmente em virtude de grandes empresas que se encontram na região, a exemplo da Cenibra, ArcelorMittal Timóteo (antiga Acesita) e Usiminas, todas com um crescente volume de produtos exportados.
Riscos Ocupacionais
Assim como os processos de redução a produção de aço apresenta uma grande gama de riscos físicos, como o calor e o ruído gerado pelos sopradores ou pelo arco voltaico, atingindo facilmente níveis acima de 105dB(A). Como riscos químicos o CO e os fumos metálicos, cuja exposição é muito maior nesta etapa do processamento.
A poeira de refratários constitui outros riscos nesta etapa, proveniente da recuperação de panelas e conversores, que após algumas dezenas de corridas devem ter seus refratários reparados.
EPIs NR 14
Proteção para Cabeça
Capacete de segurança - proteção contra impactos provenientes de quedas ou projeção de objetos, agentes