matematica
INTRODUÇÃO
A preocupação com o relacionamento entre compradores e vendedores organizacionais tem se intensificado em anos recentes, sobretudo em decorrência da importância estratégica da manutenção de relações de troca no tempo. A necessidade de manter relacionamentos de longa duração com clientes e fornecedores tem fomentado o crescimento de uma área dentro da disciplina de
Marketing: O Marketing de Relacionamento.
Desde o início da década de oitenta, diversos estudos têm sido realizados sobre a formação de relacionamentos de longo prazo no mercado Business-toBusiness (Negócio-para-negócio), porém poucos trabalhos abordam a questão das razões para a construção e a sustentação de relações de troca duradouras. Com base em pesquisas anteriores, este trabalho procurará analisar os aspectos que influenciam a formação e a sustentação de relacionamentos de longo prazo no contexto do Empresa X.
A partir de uma abordagem exploratória, empregou-se o método de estudo de caso, sendo analisados casos de relacionamento entre os clientes da empresa com a própria organização, com duração superior a cinco anos de relação ininterrupta, pois a evolução e dinamismo dos meios de produção e comercialização fizeram com que o marketing surgisse como uma solução para se atingir o máximo de consumo.
Essa tarefa que se tornou ainda mais difícil com a transição de uma economia de produção para uma economia de mercado.
Marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que visam o entendimento e a gestão do relacionamento entre uma empresa e seus clientes, atuais e potenciais, com o objetivo de aumentar a percepção de valor da marca e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo.
Perder clientes é uma tarefa extremamente fácil, o mercado é muito competitivo, e inúmeras empresas estão surgindo com uma mentalidade mais avançada e com cuidado junto ao seu mercado como um todo. Criar sistemas de fidelidade é