matematica
SEMESTRE: 2014-2
Professor: Carlos Pizzorno
1 CONJUNTOS NUMÉRICOS
1.1 SISTEMA DE NUMERAÇÃO
Um sistema de numeração é um conjunto de regras que permitem escrever números naturais através de símbolos.
Numerais ou algarismos são os símbolos usados para a representação dos números.
Em outras culturas antigas (Egito, China, Grécia e Roma), os números eram representados por símbolos específicos. Seu valor não dependia da posição, e sim do símbolo. Os números eram representados por símbolos escritos um ao lado do outro, normalmente em ordem decrescente. Os gregos e romanos usavam letras do alfabeto como algarismos.
Os algarismos romanos são cada um dos símbolos representativos dos números, no sistema romano de numeração (I, V, X, L, C, D, M). Na época de Cristo, os símbolos que tinham seu uso generalizado eram:
Letra
Valores
I
1
V
5
X
10
L
50
C
100
D
500
M
1000
Atualmente os algarismos romanos são usados principalmente:
Nos números de capítulos de um livro;
Nas cenas de teatro;
Nos nomes de papas e imperadores;
Na designação de congressos, olimpíadas, assembleias, encontros, etc;
Em alguns mostradores de relógios.
Algarismos arábicos são cada um dos símbolos representativos dos números, na notação atualmente adotada e que se baseia no sistema decimal de numeração (0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9).
Dizemos, por exemplo, que o número 1.234 é um número de quatro dígitos ou quatro algarismos.
Aqui no continente americano podemos citar os Incas que criaram um sistema numérico decimal, usavam grãos de milho e quipus (cordões com nós) para fazer as contas.
O sistema de numeração utilizado pelo povo inca era o decimal, onde os algarismos admitiam valores posicionais em potências de 10 e usava-se a noção do símbolo zero (0) para representar ausência de valor em uma determinada posição. Desta forma, os nós nas cordas em um quipu representavam um valor posicional; a