MATEMATICA
Profª.: Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Alunos: Claudeci, Welton, Eutropio, Andreza e Josineuda
Cajazeiras/2014
Introdução
Nascido na França em 1879, Henri Wallon dedicou sua vida ao ser humano.
Atuando como médico, professor e psicólogo, Wallon desenvolveu estudos e teorias que beneficiaram tanto a Psicologia, quanto a Pedagogia. Criado em um ambiente humanista, Wallon desde cedo teve seu interesse pelo social, pelo humano, despertado.
Iniciou seus estudos com a Filosofia, em seguida partiu para a Medicina e posteriormente para a Psicologia. A biografia de Wallon nos mostra que o mesmo era um homem bastante ativo. Durante sua vida trabalhou como professor de ensino secundário, médico do exército francês, médico de instituições psiquiátricas, aliou-se ao Partido Socialista, foi perseguido pela Gestapo, aliou-se ao Partido Comunista. Tudo isso sem jamais interromper sua atividade científica.
Além de tudo isso Wallon foi ainda amigo de grandes artistas da época como Signac, Matisse e Renoir. Sobre a arte disse Wallon: “Há um grande parentesco entre o artista e o cientista. O cientista tem necessidade de mais imaginação do que costuma-se supor. Ele precisa remanejar a realidade para compreendê-la. O artista precisa desarticulá-la para reafirmá-la à sua maneira.”
Após anos trabalhando como médico e psiquiatra Wallon solidifica seu interesse pela criança, desenvolve estudos na área, inclusive sua tese de doutorado (A criança turbulenta). Após anos estudando a psicologia infantil Wallon cria a revista Enfance, focada em pesquisas infantis.
Após uma vida dedicada ao ser humano, a principalmente ao estudo da criança, Wallon vem a falecer em 1962, em sua terra natal.
A teoria de Wallon
A teoria do desenvolvimento de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa, ou seja, busca estudar o desenvolvimento do ser humano a partir de uma perspectiva genética