matematica
Unidade Universitária de Glória de Dourados
Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira
WELLINGTON DIEGO DONGHE
UTILIZAÇÃO DA
CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS.
Orientador: Jose Evaristo Gonçalves
Glória de Dourados / MS 2012
I. INTRODUÇÃO Desde a antiguidade, o concreto tem sido o principal material de engenharia empregado pelo homem. Compostos formados por água, agregados e aglomerantes serviram de matéria prima para a construção de diversas estruturas que persistem ao longo dos séculos a ações intempéricas diversas, mantendo até os dias atuais a sua rigidez.
Fatores como durabilidade, custo de produção relativamente baixo, versatilidade de formas e a agilidade possibilitada à construção; somado à elevada resistência mecânica, conferiram ao concreto a condição de segundo material mais consumido pelo homem, sendo superado apenas pela água. Mehta (2008)
Estudos realizados pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento – SNIC – As vendas de cimento para o mercado interno em janeiro atingiram 5,6 milhões de toneladas, crescimento de 5,9% em relação a igual mês do ano anterior, As vendas acumuladas nos últimos 12 meses (entre fevereiro de 2012 e janeiro de 2013) atingiram 68,6 milhões de toneladas, crescimento de 6,5% ante o mesmo período anterior (fevereiro de 2011 e janeiro de 2012).
Como conseqüência, o elevado consumo deste compósito tem motivado um desafio a ser enfrentado pela indústria do concreto nos dias atuais, o qual consiste na coexistência do desenvolvimento tecnológico e da preservação do meio ambiente, principalmente em função dos problemas associados à produção do cimento Portland, seu principal constituinte (CORDEIRO, 2006).
Estudos demonstram que para a produção de uma tonelada de cimento, consome-se cerca de 5 GJ de