matematica
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços, que se estende a todos os bens econômicos. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. O mundo está presenciando uma crise financeira de grandes proporções. A economia por sua vez, vem sofrendo os reflexos conforme o grau de comprometimento de cada setor. Sendo assim, cada cidadão pode confrontar-se com alternativas de investimentos, aquisição de ativos ou pagamento de bens ou serviços. Neste caso, existem várias técnicas de análise, avaliação e decisão de escolhas de investimento de médio e longo prazo, os quais envolvem cálculo das respectivas rentabilidades, de indicadores econômicos (taxa de juros, inflação, etc) e dos valores monetários que deverão ser considerados.
Índices de Inflação (Preços):
IGP (Índice Geral de Preços)_ são índices que buscam medir a inflação como um conceito amplo na economia, envolvendo preços de atacado, de varejo e de construção civil.
IPC (Índice de Preços ao Consumidor)_ são índices que buscam medir a inflação do varejo que atinge diretamente os consumidores (pessoas físicas).
As causas da inflação se dividem em três tipos?
Inflação de Demanda: É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.
Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.
Inflação de Oferta: Também conhecida como inflação de custos, está relacionada a algum forte aumento de preços de insumos importantes na economia. A esse forte aumento de preços chamados choque de oferta.
A Inflação e a Empresa
Podem se caracterizar pelo menos três
Situações:
– A empresa consegue acompanhar, com o correspondente aumento dos preços de venda,
a