Estilo- Moda
Este documento tem por objetivo mostrar a moda clássica e atual. Visando que o trabalho é baseado em conceitos de sociologia, onde devemos mostrar a influência da cultura na moda.
Sendo esta abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade – usos, hábitos e costumes – em diferentes décadas. Ela é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social e sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, é diretamente influenciada por todos os aspectos e acontecimentos sociais e históricos, etc.
Moda é arte aplicada, que tem de ser real e funcional. Até porque se as pessoas não usam - não é moda. Se o principal objetivo da moda é vestir bem o ser humano, ela deveria então, atender as necessidades dos corpos reais, ao invés de eleger como modelo de perfeição um corpo doentio e quase sem vida.
Dessa forma, é possível perceber como a cultura também influencia de modo negativo, idealizando o corpo "perfeito". O mesmo, criado como um parâmetro pela indústria da Moda.
“A moda é uma forma de arte, um sinalizador de status e uma demonstração de atitude.”
O Que é Moda?
Moda vem do latim Modus e significa “modo”, “maneira” e “comportamento”. Em Francês: “Mode”: uso, hábito ou estilo.
Em inglês a etimologia da palavra “Fashion” remete ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com caráter industrial.
Moda é a ligação entre o vestuário e o período histórico em que vivemos.
A palavra “moda” começou a ser usada com o nascimento da burguesia na Europa, mais precisamente na França de Maria Antônieta. Mas o primeiro grande ícone de moda francesa foi Luís XIV (o rei sol) no século XVII, devido a sua vaidade excessiva, a França se tornou o