matematica
a) Linha do horizonte;
Linha do horizonte (cuja abreviatura é LH), em perspectiva, é a linha imaginária que determina a altura dos olhos de um observador fixo, podemos facilmente observar numa praia; basta para isso considerar a linha imaginária em que o céu toca o mar.
b) Esfera celeste;
Conforme os astrônomos os objetos celestes estão a uma distância comum, todos eles fixados na parte interna de uma grande esfera imaginária que envolve a Terra e que chamam de esfera celeste e consideram que a Terra está situada no centro da esfera celeste, desta forma o céu noturno visto por um observador sobre a superfície da Terra é a projeção sobre a esfera celeste de todos os objetos celeste.
c) Pólo Norte geográfico;
O Pólo Norte Geográfico, também conhecido como Norte Verdadeiro é aproximadamente o ponto ao norte no qual o eixo de rotação da Terra se encontra com a superfície. O Norte Geográfico define latitude 90° Norte. Para qualquer direção que você siga a partir desse ponto, você sempre estará indo para o Sul.
d) Polo Sul celeste;
Os polos celestes são pontos imaginários onde o eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste e por tanto o polo sul celeste é a projeção do polo sul geográfico sobre a esfera celeste.
e) Meio dia solar verdadeiro;
Horário solar verdadeiro, ou tempo solar verdadeiro, é o tempo medido a partir do ciclo diário do Sol na esfera celeste. Para medir a hora solar verdadeiro, deve-se observar o ângulo horário do Sol Verdadeiro (o ângulo entre um astro e o meridiano local), progredindo o tempo conforme o movimento de leste para oeste. De forma simples, o horário solar verdadeiro é a hora medida em um relógio solar, considerando assim o meio-dia como o momento da passagem do Sol pelo meridiano local (onde o astro atinge o topo de seu movimento).
f) Fuso horário;
As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição