Trabalhos
O que se pretende com o presente trabalho é reflectir sobre a globalização se é igual a universalidade ou diferentes, nas transformações em curso na sociedade contemporâneo, principalmente nas esferas económica, política e cultural, ou seja, abordar o (s) processo(s) de globalização. Os processos de globalização atrelados ao novo modelo de produção e acumulação de capital, qual seja, culminou com o processo de reforma dos Estados-nações, resultando em consequências perversas, principalmente para os mais pobres e para os Estados pobres e/ou em vias de desenvolvimento.
A globalização é um fenómeno que envolve as mais variadas relações entre pessoas e entre instituições, resultando do profundo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, principalmente no campo da comunicação, numa redefinição dos papéis dos Estados, dos indivíduos, das comunidades, da sociedade, das empresas e dos noves blocos político-económicos regionais.
A universalidade é um conjunto de direitos inerentes a todas as pessoas, seja no interior do aparelho estatal nacional ou comum a todos os seres humanos independente de nacionalidade, apesar de remontar à filosofia política do século XVII, tornou-se pauta do Estado liberal nas constituições inglesa e francesa no século XVIII.
Palavra chave: Globalização igual ou diferente da universalidade.
A globalização Vantagens e desvantagem e a sua importância
A globalização no seu termo é definido de diferentes formas, para os norte-americanos usam a expressão globalização, os franceses de outra forma e preferem mundialização a o termo globalização e em outras sociedades o termo usado é internacionalização. A globalização em seu termo mais básico é definida por três aspectos ou forças poderosas: revolução tecnológica, interdependência dos mercados financeiros em escala mundial e formação de áreas de livre comércio. Desta forma, a globalização pode ser definida como processo de integração do espaço mundial com