Matematica
Conceitos básicos de afetividade
O processo de conhecimento interpessoal está interligado, se conhecendo e conhecendo ao outro, nessa relação está à importância da afetividade e as implicações da sua falta no processo de desenvolvimento integral da criança.
Segundo Wallon (1992), a afetividade é essencial na vida, no sentido em que o ser humano, social por natureza, se relaciona e se conecta a outras pessoas, podendo ser relações de prazer ou insatisfação.
As emoções assim como os sentimentos e os desejos são manifestações da vida efetiva. Na linguagem corriqueira e comum substituir emoção por afetividade, tratando os termos como sinônimos. A afetividade e um conceito mais abrangente no qual se inserem varias manifestações.
A emoção é parte do afeto que provoca mudanças corporais e comportamentais, de fácil constatação. Ela é momentânea, centrada em objetos ou imagens que interrompem o andamento habitual do comportamento de alguém. As emoções possuem predicados específicos que as distinguem de outras manifestações de afetividade. As emoções podem ser consideradas, como a raiz da consciência, visto que exprimem para o próprio sujeito, para atitudes determinadas e especificas de sua sensibilidade. Conforme Campos (1999, p. 62), emoção é:
Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhadas sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.
Portanto a afetividade pode ser medida como o domínio das emoções, sentimentos, experiências e especialmente, da capacidade em se poder entrar em relação com percepções. Ainda, segundo Aurélio, Aprendizagem é ato ou efeito de aprender, enquanto aprender é tomar conhecimento de algo, retê-lo na memória em consequência de estudo, observação, experiência e advertência. A afetividade é inata em todo ser humano e revela-se de múltiplas maneiras. Em todo sentimento ela