O olho
● Constituição do olho: O olho humano é o órgão responsável pela visão no ser humano. O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui três camadas com as funções de visão, nutrição e proteção.
● Partes mais importantes do olho:
- Córnea é a parte anterior transparente e protetora do olho dos vertebrados.
A córnea e o cristalino têm a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa.
- Íris é a parte mais visível e colorida do olho de vertebrados. A cor da íris pode ser muito variada.
- Pupila a sua função é controlar a quantidade de luz que entra no olho. Em um ambiente com muita luz, ocorre a miose (diminuição do diâmetro da pupila), ao passo que, com pouca luz, ocorre a midríase (aumento do diâmetro da pupila).
- O nervo ótico capta as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina que são estimulados pela luz projetada em objetos. As informações visuais são captadas e enviadas para o lóbulo occipital gerando resultados de cor, forma, tamanho, distância e noções de espaço.
● Defeito de visão: Miopia - é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados.
Correção da miopia - A correção da miopia poderá ser efetuada pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou lentes de contato, que deslocam o ponto focal para trás. Através de cirurgias que são realizadas por meio de diferentes técnicas como “Implantes de Lentes Intraoculares Fácicas”
Incidência na população - Mais de 59% dos Portugueses tem problemas de visão e mais de 20% nunca consultou um oftalmologista. O estudo feito a quase oito milhões de Portugueses indica que 35% não