Cooperativas
Matéria: Geografia
Prof.: Wagner
Nome: Isabella do Vale
Série: 2ºB
Nº: 10
Colégio Augusto Laranja
27/09/2012
São Paulo
O que são cooperativas?
Cooperativas são associações autônomas de pessoas que se unem voluntariamente. Elas têm como objetivo satisfazer as aspirações e necessidades econômicas de uma sociedade. Esse objetivo é cumprido por meio de um empreendimento coletivo.
Assim, as cooperativas podem ser vistas como empresas que trabalham para seus membros, os cooperados. A maioria coloca os serviços e produtos de seus associados no mercado de uma forma mais vantajosa do que se eles o fizessem individualmente.
As organizações são de ajuda mútua e de adesão voluntária e aberta para pessoas aptas a utilizar seus serviços e assumir responsabilidades. Elas são controladas de uma maneira democrática.
Sues membros contribuem de forma igual com as doações de capital e recebem os benefícios dessa doação de forma igual.
Existem diferentes tipos de cooperativas, por exemplo: cooperativas agropecuárias, de infraestrutura, de mineração, de saúde e de produção (de bens ou serviços).
Nesse trabalho vamos ver mais a fundo as cooperativas agropecuárias.
Cooperativas Agropecuárias
As atividades agropecuárias são baseadas em atividades econômicas onde o produtor planta, cria, produz, industrializa e vende seus produtos. A grande finalidade desse processo é o de obter lucro com a venda de sua produção. Assim, esse processo deve ser feito da melhor maneira possível, mas muitas vezes os produtores não conseguem realizar essa tarefa pela falta de recursos e de capitais. E é aí que entram as cooperativas agrícolas ou agropecuárias.
Com base nisso, podemos inferir que as cooperativas agrícolas servem para conseguir escoar (ou vender) a produção da melhor maneira possível.
Um exemplo para que o entendimento das ações das cooperativas agrícolas fique mais fácil: um produtor de leite