Matematica
Daí a importância que assume para ele a necessidade de se dar prazer pela posse de bens. Os centros de compras se transformaram em verdadeiros templos cujo apelo ao novo torna tudo descartável e rapidamente obsoleto. Vendem coisas, serviços, ideias; enfim, tudo O estímulo artificial das necessidades provoca verdadeiras loucuras de consumo. Assim os objetos se tornam ultrapassados rapidamente postos "fora de moda" exercendo uma tirania invisível, obrigando as pessoas a estarem sempre em busca do novo, porque o objeto anterior tornou-se antiquado ou porque uma nova engenhoca tornou-se "indispensável".
Consumo é o ato de a sociedade adquirir algo para atender as suas necessidades e seus desejos. Quando a pessoa compra de uma forma para aliviar sua ansiedade ou compra exageradamente e muitas vezes nem utiliza o produto, a pessoa se torna alienada.
Alienação no lazer
O lazer é uma criação da civilização industrial e aparece como um fenômeno de massa com características especiais que nunca existiram antes do século XX. Antes o lazer era privilégio dos nobres que, nas caçadas, festas, bailes e jogos intensificavam suas atividades predominantemente ociosas. Mais tarde, os burgueses enriquecidos também podiam se dar ao luxo de aproveitar o tempo livre. Os artesãos e camponeses que viviam antes da Revolução Industrial seguiam o ritmo da natureza: Trabalhavam desde o clarear do dia e paravam ao cair da noite. Entretanto havia "dias sem trabalho", que ofereciam possibilidade