Relatorio
TEMA AULA: CILINDRO
Exposição de um cilindro, listagem das características. Objeto redondo, duas bases, não é um poliedro, etc. OBJETOS DO COTIDIANO (apresentar os objetos)
CONCEITO
É um sólido geométrico que possui duas bases “curvas” iguais, porém em planos paralelos. Exemplo de bases: Elipse ou um círculo.
(colar desenho no quadro)
Cilindro Elíptico Cilindro Circular
ELEMENTOS (colar desenho no quadro)
Base Superior e Base Inferior: são os círculos de centros Eixo: é o segmento de reta que liga os centros das bases do cilindro Altura: é a distância entre os dois planos paralelos que contem as bases Superfície lateral: soma de todos os pontos que estão eqüidistantes ao eixo de rotação e a medida dessa superfície é chamada de área lateral. Superfície das bases: é a superfície interna das curvas que geraram o cilindro e a medida dessas superfícies são chamadas de área das bases; Superfície total: é a união entre a superfície lateral e a das bases, portanto, a área total é a soma da área da superfície lateral com as áreas das bases;
CLASSIFICAÇÃO (colar desenho no quadro)
Cilindro circular oblíquo: quando o eixo o cilindro não é perpendicular à sua base.
Cilindro circular reto:
• O eixo de rotação é perpendicular ao plano que contém a sua base;
• A altura coincide com o comprimento da geratriz, isto é, o lado do retângulo que gerou o cilindro;
PLANIFICAÇÃO (colar EVA no quadro)
Na geometria espacial é comum fazer a planificação de figuras espaciais para facilitar a visualização de suas partes, assim facilitar os cálculos, principalmente, para descobrir a quantidade de material para fabricar um determinado objeto. Identificar as formas geométricas que formam o cilindro.
CÁLCULO VOLUME
Considere um cilindro circular reto de altura h e raio da base r. O volume do cilindro obtido realizando o produto entre a área da base e a altura h. Ou seja,
V = (área da