matematica
O cotidiano nutre-se dos saberes empíricos para explicar a realidade, buscando a superação de determinados problemas surgidos nas práticas rotineiras da sociedade ao longo de sua existência; o escolar promove aos alunos a oportunidade de aprofundar seu pensamento matemático elaborado a partir do cotidiano.
Já o conhecimento matemático escolar se apresenta sob forma de questões resolvidas, prontas para serem transmitidas de maneira desconectada de significados em relação ao contexto vivido pelo aluno e, sob aspecto codificado nas questões resolvidas.
Para Mendes (2003), o conhecimento Científico busca estabelecer possíveis relações entre construtivismo e educação. Contudo, é necessário perceber que não existe um conhecimento científico escolar específico e sim, uma série de opções adotadas na escola cujos objetivos são transmitir informações científicas, formar futuros cientistas, criar consumidores de ciência, etc.
De acordo com Mendes (2003), a preocupação maior com o ensino se volta ao cotidiano de ensinar e aprender, considerando que a história deva ser utilizada na elaboração e realização de atividades voltadas à construção das noções básicas dos tópicos. No entanto, é preciso que se oriente o uso da história de maneira sólida para continuar a busca da compreensão das propriedades, teoremas e aplicações da Matemática na solução de problemas que exijam do