Matematica
Burgi, em 1620, e John Napier, em 1614, foram os grandes criadores cuja finalidade era a simplificação de cálculos numéricos. Eles criaram tabelas que eram utilizadas no desenvolvimento das expressões logarítmicas. Atualmente as tabelas foram deixadas de lado, em razão do surgimento de calculadoras e computadores, mas os estudos dos logaritmos são importantes em diversas áreas do conhecimento humano.
Os grandes trabalhos de Napier e Burgi criando os logaritmos contribuíram para a facilidade dos cálculos relacionados à astronomia, navegação e comércio. Eles também são muito aplicáveis no cotidiano, como por exemplo, em descobrir terremotos ! A escala Richter é logarítmica e é usada desde 1935, por meio dela é possível calcular a magnitude (quantidade de energia liberada), epicentro (origem do terremoto) e a amplitude de um terremoto. Dessa forma, é possível quantificar a energia, em Joules, liberada pelo movimento tectônico. Se a energia liberada nesse movimento é representada por E e a magnitude medida em grau Richter é representada por M, a equação que relaciona as duas grandezas é dada pela seguinte equação logarítmica logE = 1,44 + 1,5 M.
Os logaritimos são aplicados em outras ciências como :
Radioatividade: Os químicos, para determinar o tempo de desintegração de uma substância radioativa, utilizam a fórmula , em que Q é a massa da substância, Q0 é a massa inicial, r é taxa de redução da radiatividade e t é o tempo em anos. Podemos calcular o tempo gasto para 300 g de determinada substância se reduzir a 200g, a uma taxa de 7% ao ano. Equações desse tipo podem ser resolvidas com auxílio da teoria dos logaritmos.
É tem relação com outros campos matemáticos, como a matemática financeira : exemplo Uma pessoa aplicou a importância de R$ 500,00 numa instituição bancária que paga juros mensais de 3,5%, no regime de juros compostos. Quanto tempo após a aplicação o montante será de R$ 3 500,00?
Resolução:
Nos casos envolvendo a