matematica
LICENCIATURA EM MATEMATICA
ANGELICA DOS SANTOS N° 6311
DEISE CAROLINE N° 4346
ELISA TAINA VASCONCELOS N° 6561
MIRIAM ZARA N° 6507
REGINALDO ARAGÃO Nº 6443
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA PORCENTAGEM
SUZANO-SP 2013
ANGELICA DOS SANTOS N° 6311
DEISE CAROLINA N° 4346
ELISA TAINA VASCONCELOS N° 6561
MIRIAM ZARA N° 6507
REGINALDO ARAGÃO N° 6443
UMA PROPOSTA DEDICADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA PORCENTAGEM
Trabalho para obtenção de nota parcial na disciplina de Metodologia Cientifica, Pratica de Ensino I e Análise de livros Didáticos de Matemática Elementar I do curso de Graduação em Licenciatura Matemática ministrada pelos professores: Antônio Mometti, Elizabeth Mello e Ricardo Feital.
SUZANO-SP 2013
Relatos históricos datam que o surgimento dos cálculos percentuais aconteceu por volta do século I A.C., na cidade de Roma. Nesse período, o imperador romano decretou inúmeros impostos a serem cobrados, de acordo com a mercadoria negociada. Um dos impostos criados pelos chefes romanos era denominado centésimo rerum venalium (impostos criados pelos chefes romanos), e obrigava o comerciante a pagar um centésimo pela venda das mercadorias no mercado. Naquela época, o comércio de escravos era intenso e sobre as vendas era cobrado um imposto de 1/25 (um vinte e cinco avos).
Os cálculos eram feitos sem a utilização do símbolo de porcentagem, eram realizados de forma simples, com a utilização de frações centesimais. Por exemplo, na cobrança de um imposto no valor de 6/100 da comercialização, eles cobravam seis centésimos do preço do produto, isto é, dividiam o produto em cem partes iguais e pegavam seis partes, basicamente o que é feito hoje sem a utilização de