Matematica
Situação inicial –
A pesquisadora era professora da escola onde desenvolveu o projeto, mas o mesmo iniciou no segundo semestre de 2007, quando o ano letivo iniciou em fevereiro.
Inicialmente eram três quinta séries sendo que os multirepetentes estavam concentrados, em número de 30, numa única turma. No segundo semestre, devido a evasão ocorrida as turmas foram agrupadas em duas e os alunos repetentes foram redistribuídos.
A partir de agosto não houve evasão. Entre os repetentes o índice de aprovação foi de 73%, e o índice geral de aprovação foi de 85%. Em 2006 o índice geral de aprovação da escola tinha sido 62%.
Entre os multirepetentes embora não se evadiram no segundo semestre, há um número grande de falta às aulas o que refletiu no índice de aprovação.
No ano letivo de 2008 optamos em fazer o acompanhamento dos ex - multirepetentes na sexta série.
Situação final-
No ano letivo de 2008 estes alunos estão todos numa só turma, na sexta série, com acompanhamento dos conteúdos equivalente ao conjunto da turma, com comportamento e participação muito melhor ao ano anterior. O índice de aproveitamento da turma no final do semestre letivo de 2008 foi de 90% .
5. Conclusões
Encontramos dificuldades, mas nenhuma maior do que a vontade de ultrapassá-las. Elas variaram das resistências naturais, motivadas pelo medo do desconhecido, ao despreparo teórico; à complexidade da organização da proposta, sem criar compartimentos ; da produção, durante a implantação do Projeto, do material necessário, utilizado como apoio para o desenvolvimento da proposta, à sua impressão e distribuição em tempo hábil; às substituições normais de professores que ocorreram por motivos diversos, no transcorrer de um ano letivo para o outro. Dentre outras, essas se destacaram, mas foram enfrentadas passo a passo, sempre buscando a melhor alternativa. Este projeto verificou a importância de uma abordagem diferenciada com alunos