Matematica
Tudo que sabemos atualmente deve-se as nossas experiências ao longo da vida, com isso pressupomos que conhecimento é saber. O conhecimento é o resultado de um processo acumulativo de gerações intelectuais, de organizações, esse processo nunca é finalizado, como se fosse um ciclo ao longo da vida, em qual é adquirido conhecimento individualmente e no social.
O presente é a transição entre o passado e o futuro, assim o conhecimento se da no presente como resultado de todo um passado, individual e cultural, contudo visando um futuro, assim modificando a realidade e incorporando novos fatos. O ser humano tem como sua essência a sobrevivência e a transcendência, o presente que se apresenta como a interface entre o passado e o futuro está associada à ação e à prática.
Ao longo dos tempos adquirimos informações através da nossa realidade que vieram de fatos, naturais ou artificiais, por um “processador” desses dados. A partir do processamento das ações resulta em estratégias para os atos, há evidências que as ações são produtos da inteligência, o homem executa seu ciclo vital não apenas pela sobrevivência, mas por meio da consciência do fazer/saber. Pode-se classificar o conhecimento e a consciência correspondente ao saber, e ao saber fazendo e fazer sabendo.
O presente tem-se as ações em comutatividade o conhecimento, onde são alimentados do passado, resultante da história do indivíduo e da coletividade de conhecimentos anteriores condicionado pela formação do indivíduo no futuro. As informações dos fatos passados resulta em estratégias de ação que dão origem a novos fatos. O matema é a capacidade de explicar, de lidar, de manejar, de entender a realidade, é transmitido e acumula-se horizontalmente, no convívio com outros, por meio de comunicação e verticalmente de cada indivíduo para si mesmo e de cada geração para as próximas.
A comunicação é o processo de gerar conhecimento como ação é enriquecido pelo intercâmbio com