Matematica financeira
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA
COMO A MATEMÁTICA FINANCEIRA AUXILIA O ADMINISTRADOR.
São Lourenço do Sul
2010
MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO A MATEMÁTICA FINANCEIRA AUXILIA O ADMINISTRADOR
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Matemática Financeira.
Profª. Helenara Regina Sampaio
São Lorenço do Sul
2010
Sumário
Parte 1
O que é Matemática Financeira
Matemática Financeira é o ramo da matemática que se ocupa do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo.
Seu campo de aplicação são as operações financeiras, entendendo-se como tais as de empréstimo, financiamento, aplicação e investimento.
Seu principal objetivo é fornecer instrumentos matemáticos (fórmulas, tabelas, gráficos, diagramas) que permitam a análise e a comparação de operações financeiras e a tomada de decisão quanto a elas.
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
Conceitos Básicos da Matemática Financeira
Capital (C) – quantidade de dinheiro que será transacionada, o Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras).
Juro (J) – remuneração pelo uso do capital, juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.
Taxa de Juros (i) – relação entre os juros