Administração de materiais - módulo 15
Fevereiro 2013
1. INTRODUÇÃO:
O desafio deste projeto é a luta pela VALORIZACÂO da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
Sabemos que o uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos. E a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial em que a droga exerce forte atrativo.
Faça -se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores; enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos, físico, psíquico e social.
Nas últimas décadas verificou-se novos comportamentos relacionados ao uso indevido de drogas, tais como: o uso abusivo de medicamentos (ansiolíticos, antidepressivos, entre outros), o uso de drogas sintéticas (ecstasy, crack, LSD, dentre outras), a precocidade de seu uso e sua associação com atos violentos. Diante disso, o assunto prevenção ao uso indevido de drogas tem sido permeado por controvérsias, interesses e disputas, que se manifestam em várias instituições e países. Assim, pretendesse discutir a prevenção ao uso indevido de drogas no espaço da Rede Estadual de Ensino, identificar os principais desafios e delinear pressupostos teórico-metodológicos, mesmo que provisórios, para implementar pedagogicamente a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas na Educação Básica. Para situar o papel das escolas públicas diante da questão da prevenção ao uso indevido de drogas, fizemos um estudo bibliográfico com base em artigos acadêmicos, dissertações e teses produzidos recentemente na área das Ciências Humanas. O resultado demonstrou que é necessário considerar a prevenção ao uso